3 de setembro de 2013

Resenha - A Mala de Hana

Titulo: A Mala de Hana
Autora: Karen Levine
Editora: Melhoramentos
Páginas: 112
Ano: 2007
Classificação★★★★
Sinopse: A mala de Hana é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto.
A história se desenrola em três continentes durante um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40: e uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão: e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje.
Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

Resenha: Pra começo de conversa, esse livro foi uma leitura que eu fiz para a escola, ou seja, se a minha escola não tivesse pedido esse livro eu nem saberia de sua existencia! Enfim, como foi uma leitura ''obrigatória'' a leitura antes de você tocar no livro ja se torna chata, e você não quer nem olhar pro livro. Sou só eu que sou assim? Porque se for, eu preciso ir me tratar. Enfim, esse livro é bem fininho, então foi bem fácil de ler, conseguir lê-lo em mais ou menos duas horas, e a história também ajuda a leitura rápida, pois fala de um assunto que eu gosto bastante, Segunda Guerra Mundial. sou apaixonada por esse tipo de história, acho muito triste, muito chocante, mas acho ''íncrivel''.
A mala de Hana conta duas histórias, cada uma em um capitulo, então tem a história que se passa em 1939 em diante na Alemanha, e a história que se passa em 2000 no Japão. São lugares super diferentes, datas super distantes, mas se tratando do mesmo assunto. Tudo começa quando uma mulher, Fumiko Ishioka, que trabalha em um centro educacional do holocausto em Tóquio, recebe uma mala, com uma data e o nome de uma menina, Hana. E ela e as pessoas que participam desse centro educacional ficam muito cuiriosas para saberem, quem é essa Hana, e o porque da mala. E em uma outra época, em um outro lugar, esta acontecendo a história da pequena Hana e de sua familia, que são judeus. E que estão morando em Nove Mesto, Alemanha, na época que Adolf Hitler começa a tomar decisões radicais com os judeus. A parte de Hana é a mais intensa, triste e interessante do livro, pois cita parte da vida dela e de sua familia no caos que ocorreu.

A história é muito boa, e é baseada em fatos reais, no meio do livro tem várias fotos, da Hana, do seu irmão, de Fumiko, de pessoas do centro educacional...Enfim de todas as coisas que ele cita no livro. Não chorei lendo nem nada apesar da história ser comovente não me tocou lá no coração, mas recomendo esse livro de verdade. Acho que todo mundo deveria ler pra mudar um pouco o jeito de pensar. Porque depois que eu terminei o livro eu percebi o quanto eu tenho sorte e fico reclamando de coisas bestas, enquanto uma menina que sofreu tanto continuava sorrindo apesar de tudo.

Vou ficando por aqui gente!! Espero que vocês tenham gostado da resenha!!!  Até o próximo post
Beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário